Estádio Nacional da Guiné-Bissau |
Bissau, 6 Nov 15 (ANG) - O Secretário-geral da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura e dos Desportos considerou urgente a realização de uma Conferência Nacional sobre o estado do desporto na Guiné-Bissau para que possam ser tomadas decisões de retirar esse sector da situação difícil em que se encontra.
José da Cunha que falava na cerimónia do encerramento do curso de 1º Nivel para treinadores de luta livre, realizada recentemente em Bissau, defendeu por outro lado a suspensão de algumas modalidades desportivas do circuito competitivo devido ao seu fraco rendimento para o país.
Da Cunha acrescentou que com estas medidas o desporto pode atingir a performance desejada.
Aquele responsável desportivo adiantou ainda que tem de existir uma opção, e que passará pelo alistamento de modalidades que o Governo pode financiar, caso contrário continuariam a fazer investimento em vão, tal como tem acontecido até neste momento.
Segundo ele, não se pode falar de um desporto de alto rendimento sem criar condições para a sua prática efectiva.
“Não é segredo para ninguém que a Guiné-Bissau carece de infraestruturas desportivas Na era dos colonialistas em cada escola era criado um espaço para a prática do desporto.Hoje esta política não se verifica, havendo várias escolas construídas sem os respectivos recintos para a prática do desporto”, lamentou.
Informou ainda que não se pode fazer avançar o desporto no país, se não se criar condições de base para o seu desenvolvimento sustentável.
Fonte: ANG/PFC/SG
Nenhum comentário:
Postar um comentário